Este blog tem a finalidade de apresentar a minha coleção de receitas. Aqui você vai encontrar receitas doces, salgadas, diet, light, infantis, fáceis, econômicas, rápidas e bem simples. Enfim muitas receitas e dicas culinárias.
Seja muito bem vindo! Divirta-se e seja feliz!



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BATATA


Descoberta no Peru pelos espanhóis. Anteriormente, os Incas, já praticavam o cultivo.
Os espanhóis levaram rapidamente a batata para a Europa onde ela foi usada como medicamento.
Também, nessa mesma época os ingleses descobriram a batata doce no Caribe.
No início do século XVII algumas pessoas acreditavam que a lepra, tuberculose e a sífilis poderiam ser curadas pelas batatas.
O plantio de batata teve um grande aumento com a Revolução Industrial. Hoje em dia 136 países cultivam batatas. 
Além de ser um alimento nutritivo, o amido e o álcool da batata podem ser utilizado para outras finalidades.

Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.

A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo.

NA CULINÁRIA

Rica em carboidratos, a batata é grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, 
vitaminas do Complexo B.

Esses nutrientes, porém, podem perder-se no cozimento. Isso pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a terra, sem descascá-las e nem cortá-las. Leva-se ao fogo com água suficiente para cobrí-las, até cozinharem completamente.

Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.

As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo desinterias.

A batata é um alimento rico em hidratos de carbono complexos (amido), e outras substãncias nutritivas muito importantes numa alimentação equilibrada.

Quando cozinhada ao vapor ou no forno (em papelote) constitui um excelente acompanhamento no prato, fornecendo energia de forma saudável.

Dado o seu elevado teor em potássio, é importante que indivíduos que sofram de insuficiência renal controlem muito bem o seu consumo – devem deixar as batatas 24 horas de molho (mudando duas vezes a água) e cozinhá-las em pedaços, para libertar o potássio na água da cozedura.


CURIOSIDADES

O consumidor deve ter especial atenção, no momento de compra, ao aspecto geral, forma e tamanho, assim como á sua cor, assegurando-se que não tem porções de cor verde. Esta cor na batata é indicativa da presença de um alcalóide tóxico, chamado solanina.

Uma vez compradas, as batatas devem conservar-se o menor tempo possível em local fresco e seco, protegidas da luz.

As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil. Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele. Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos. Rodelas de batata crua sobre a testa eliminam dores de cabeça.

No entanto, se consumida em quantidade excessiva, a batata provoca obstrução do ventre e a dilatação do estômago.

Em temperatura ambiente, a batata se conserva por 15 a 20 dias.
Seu período de safra vai de janeiro a junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário