Este blog tem a finalidade de apresentar a minha coleção de receitas. Aqui você vai encontrar receitas doces, salgadas, diet, light, infantis, fáceis, econômicas, rápidas e bem simples. Enfim muitas receitas e dicas culinárias.
Seja muito bem vindo! Divirta-se e seja feliz!



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ALHO


O alho era conhecido entre os gregos antigos por "rosa de mau cheiro" e pertencente ao mesmo grupo botânico da cebola, da cebolinha, e do alho-poró.

A lista de doenças para as quais o alho te sido receitado é bastante extensa.
As doenças tratadas vão desde acne, asma, e artrite até bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insetos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras.

Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2,C e a provitamina A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e 
ingredientes controladores do colesterol

Entre os efeitos benéficos que se atribuem ao alho, contam-se: capacidade para destruir bactérias nocivas( patogênicas) nos intestinos, sem qualquer efeito sobre os organismos benéficos que auxiliam a digestão; capacidade de decomposição do colesterol, a substância gorda que se acumula nas artérias e pode provocar doenças do coração; eficácia contra bactérias que podem não ser afetadas por antibióticos, capacidade de melhorar a resistência à infecções virais; eficácia como preventivo contra muitas doenças, especialmente as chamadas doenças de inverno, tais como resfriados e gripe e males dos brônquios.

Julga-se que o alho tem a propriedade de baixar a pressão arterial. Um especialista da Universidade de Genebra declarou que o alho provoca a dilatação dos vasos sangüíneos, reduzindo assim, a pressão no interior deles.

O que mais se destaca na composição nutricional do alho, são os altos teores dos elementos zinco e selênio, ambos metais antioxidantes. 
No organismo humano, estes nutrientes estão envolvidos tanto direta como indiretamente no funcionamento do sistema imunológico.

Diversos são os estudos que têm identificado baixos níveis sangüíneos tanto de selênio como de zinco, em pacientes portadores da AIDS, onde o sistema imunológico encontra-se gravemente debilitado. Há estudos que apontam para uma atividade anti-viral do alho. Neste sentido, seu consumo também é indicado para casos de resfriado, gripe e nas viroses em geral.

Na prevenção de doenças, o alho também tem merecido destaque. Recentemente, um estudo epidemiológico efetuado em duas regiões distintas da China, 
uma que emprega o alho na culinária e outra que não o utiliza, mostrou que a região que usa regularmente o alho tem menores índices de morbidade e de mortalidade em relação a região que não utiliza o alho na alimentação.

Se não bastasse todos os benefícios à saúde aqui descritos, o alho ainda possui propriedades hipoglicemiantes (diminuição do nível de açúcar no sangue).
O extrato de alho, reduziu significantemente a glicose sangüínea.                  O mecanismo provável desta atuação se deve, ao menos em parte, ao estímulo à secreção de insulina pelas células ß do pâncreas.

Principais benefícios do consumo regular de alho na quantidade mínima de 8g/dia

Aumenta a longevidade
Reduz os riscos de infarto
Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
Reduz a glicose sanguínea
Reduz o colesterol LDL (ruim)
Aumenta o colesterol HDL (bom)
Combate bactérias e vírus
Previne a aterosclerose
Previne o câncer
Melhora a qualidade de vida

Em resumo, os dados dos estudos apontam para diversos benefícios à saúde derivados do consumo regular do alho. 
Isto torna o alho uma especiaria extremamente atrativa de ser incluída no cardápio diário não somente pelo seu aroma e sabor, mas também pelos seus benefícios medicinais.
(informações extraidas do site www.saudenarede.com.br)


NA CULINÁRIA 

Do alho, utiliza-se o bulbo, composto pelos "dentes". Retirando-se a pele, o dente é utilizado esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito. 
Também é apreciado cru, por exemplo, nos molhos "alho e óleo". 

Deve-se ter o cuidado, ao fritar o alho, de não queimá-lo pois isto causa um sabor ácido ao prato. 
Como comprar e conservar

De forma a obter o máximo sabor e benefícios nutricionais deve adquirir alho fresco, que se encontra disponível no mercado todo o ano. 
Adquira o alho que apresente forma abaulada e a pele intacta. 
Aperte gentilmente o alho entre os dedos de forma a verificar que o mesmo se encontra firme. 
Evite o alho que se apresente mole, enrugado ou bolorento. Estes podem ser sinais indicadores de deterioração que irá originar menor sabor.

Poderá armazenar o alho fresco num local descoberto ou num recipiente coberto afastado do calor e da luz solar. 
Isto ajudará o alho a manter a sua frescura. Não é necessário conservar o alho no frigorífico. 
Algumas pessoas descascam e congelam o alho, no entanto, este processo reduz seu perfil de sabor e transforma a sua textura. 
Dependendo da sua idade e variedade, os bolbos inteiros de alho mantêm-se frescos entre duas semanas a dois meses. 
Inspeccione o bolbo frequentemente e retire qualquer dente que apareça seco ou bolorento.


CURIOSIDADE

Para tornar o alho mais digestivo, retire o pequeno germe verde que existe em seu interior. 
Para ter um hálito fresco após comer um prato com muito alho, no dia seguinte masque um pouco de salsa fresca ou grãos de café. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário